Uma experiência que valeu a pena!
DESAFIO DE APRENDIZAGEM – DA
Curso: Metodologia e Gestão para Educação a Distância
Historicamente não é difícil reconhecer um certo atraso e preconceito sobre EAD no Brasil, já que a Universidade Aberta do Brasil - UAB foi retardada praticamente até há poucos anos, comparado com os 150 anos de história da Educação a Distância no Mundo, onde as megas universidades em diversas partes do mundo, avançaram rapidamente para novas tecnologias de informação e comunicação procurando construir novos Ambientes Pessoais de Aprendizagem, valorizando um novo estilo de aprendizagem, testemunhando, já que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, torna-se possível descobrir novos caminhos que facilitem o ensino-aprendizagem na construção de uma educação de qualidade.
Reconhecidamente, instituições educacionais da Europa, Estados Unidos, Austrália destacaram-se ao lançarem as preciosas sementes da EAD ON-LINE, nas décadas de 70, 80 e 90, tornando-se uma grande revolução, que inicialmente atingia uma revolução nos métodos de ensino e aprendizagem no mercado de trabalho, mas que posteriormente, passariam para uma exigência do desenvolvimento intenso e rápido das tecnologias da comunicação e da informação. É dentro deste contexto, que o Brasil vai se desenvolver e descobrir seu próprio caminho nas descobertas de diferentes e novas maneiras como a EAD pode ser utilizada.
Apesar, de preconceitos existentes, a partir de 2011, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), quando os alunos de cursos superiores passaram a ser comparados com a dos presenciais, demonstraram desempenho superior dos alunos de cursos à distância em diversas áreas.
Conforme exigência no Desafio de Aprendizagem nas aulas sobre EAD no Brasil e no Mundo, foi criado este blog: http://profedsonamorim.blogspot.com/2011_08_01_archive.html, um espaço destinado para reflexões e trocas de experiências sobre EAD com amigos, professores, alunos e curiosos viajantes na busca pelo saber, procurando registrar aqui aprendizagens e partilhas.
Embora já obtivesse uma experiência com EAD, fazendo um curso pelo SENAI, onde inclusive pude compartilhar com Prof. Amarildo ( http://absektor.blogspot.com/2011/08/novos-horizontes.html#comment-form) de Americana, compartilhando com ele que com a falta de tempo nos tempos modernos, através da EAD, muitas pessoas vem buscando aprimorar seus conhecimentos, sobretudo com o aumento e facilidade do acesso a rede de internet.
Um destaque especial eu acrescentaria o aumento de cursos da EAD oferecidos na rede de internet, além das diversidades de assuntos o surgimento de renomadas instituições que se prezam pela excelência na qualidade pedagógica, utilizando-se de uma avançada tecnologia de informação e comunicação já existente em nosso país.
Oportunamente, postei comentários sobre EAD no seguinte endereço eletrônico: http://www.educacaoadistancia.blog.br/professor-ainda-ve-o-computador-como-intruso-na-sala-de-aula/comment-page-3/#comment-17222, onde compartilhei o aumento do acesso e uso de novas tecnologias no Brasil, que apesar do alto custo, vem conseguindo romper várias barreiras. Destacando o atraso tecnológico brasileiro comparando-o com o Japão, onde o “boon” do uso de computadores aconteceu na década de 80. Questionando: já que temos acesso porque ele precisa ser tão caro e perguntei: Será que o professor é preconceituoso e já deveria estar preparado ou são as políticas educacionais que não tem claro o professor que tem e o professor que precisa? Após tais questionamentos é preciso admitir um prejuízo econômico, político, ético e educacional e que precisamos correr atrás de tal prejuízo.
Recebi comentários desta postagem acima no meu blog pela profª Valquíria (http://consultead.blogspot.com/) que destacou trechos sobre os Referenciais para Educação Superior a Distância apresentada pela extinta Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o MEC, destacando que o ensino superior a distância precisa de forte compromisso institucional em termos de garantir o processo de formação que contempla a formação técnico-científica para o mundo do trabalho e a dimensão política para a formação do cidadão.
Postei comentários nos seguintes Blogs:
A minha impressão sobre EAD sempre foi muito boa, mas agora acredito que está melhor. A facilidade e a participação das pessoas na busca pelo conhecimento é algo notável. Percebi isto nos blogs através das partilhas, na diversidade de pensamentos de enfoques tão diferentes vindos de lugares tão distantes, mas simultâneos ao mesmo tempo. Notei que através de um fórum de debates, descobre-se as maiores riquezas de uma importante experiência educacional.
O Brasil vive um momento privilegiado e pode, neste contexto existencial, dar passos largos. Somos um continente, regiões tão distantes, carentes. Através da EAD, torna-se possível uma democratização do saber. Mas, isto só será possível se educadores receberem uma melhor formação sobre TCI e os alunos tiverem condições de melhores acessos a tais tecnologias.
Os mitos e preconceitos sobre EAD tendem a cair na medida em que os que experimentam e compartilham suas experiências vão demonstrando que todo e qualquer má impressão e preconceito só serão superados através do verdadeiro conhecimento compartilhado, onde pode acontecer a troca dos momentos de aprendizagem.
Diaz Bordenave quando enumera sobre vantagens e desvantagens da EAD aponta um caminho muito interessante, onde não se trata de opor a educação presencial versus educação a distância. É possível uma aprendizagem melhor quando percebe-se que a EAD não quer eliminar a presencial, mas sim, ela pode complementá-la. Não é possível continuar concebendo, somente a sala de aula com a presença de um professor, ser o único ambiente possível e passivo de aprendizagem.
Como observa Pierre Levy o professor EAD é um eterno pesquisador, onde os professores são: "animadores da inteligência coletiva e sua atividade será fundamentalmente o acompanhamento e a gestão da aprendizagem com o estímulo à troca de conhecimento e mediação".
A situação da aprendizagem como na sala de aula presencial vai ser compensada pela mediação do próprio Tutor, superando assim qualquer dificuldade no processo ensino-aprendizagem, pois, além Tutor o estudante pode contar com outros participantes no fórum de debates do Ambiente Virtual de Aprendizagem, permitindo partilhar suas dúvidas, conflitos e dificuldades. Pois em todo e qualquer ambiente as dificuldades acompanham a história e a vida dos alunos e professores. Não esquecendo que toda distância não é apenas física, pois ela pode ser psíquica também.
Fui surpreendido com os recursos utilizados neste primeiro módulo da EAD, os vários links, vídeos, textos, oferecidos para enriquecer a cada aula, possibilitando um acesso rápido, eficaz e muito rico.
Sempre acreditei que o grande problema diante do conhecimento, não está na multiplicidade de opções, mas sim na orientação correta da busca por tal conhecimento. Esta orientação foi muito bem direcionada, ao menos no que diz respeito a sua visão geral, básica e indispensável.
Finalizo com uma breve observação sobre o empenho da tutora. Ao procurar responder todas as perguntas sempre abrindo um leque para novas questões, nunca as fechando. Além de sua grande preocupação com alunos que ficaram muito tempo sem acessar o AVA. Esta constatação percebi no ambiente da própria Faculdade, conversando com um professor que ficou um bom tempo sem acessar o AVA.
Foi uma experiência que valeu a pena! Muito interessante.
Edson Luis de Amorim
Faculdade Aguanguera – Unidade I
Taubaté - SP
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