Bem Vindo!

Ao Compartilhar nossas Idéias e ideais podemos ajudar a construir sonhos! Pois, os sonhos só tornam-se realidades, quando aprendemos a sonhar juntos.

EAD: UNIVERSIDADES ABERTAS E BRASIL

O SEGREDO DAS UNIVERSIDADES ABERTAS: Um exemplo para o Brasil?
Descobrir o caminho percorrido pelas Universidades abertas como: Open University britânica, desde 1969, a UNISA – University of South Africa; o CNDE – Centre National de Enseignement à Distance, na França, entre tantas outras, constituem exemplos de universidades que trabalhando com Educação à distância, podem ser um exemplo para o Brasil, um país que precisa percorrer um caminho que desobstrua o preconceito e consiga dar passos largos em direção de uma abertura de alternativas e opções para melhorar a história de sua própria educação deste país continental.
AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS UNIVERSIDADES ABERTAS (SIMONSON 2003)

  • qualquer pessoa pode se matricular, independentemente da educação prévia;
  • os alunos podem começar os cursos a qualquer momento;
  • o estudo é feito em casa ou em qualquer lugar que o aluno escolher;
  • os materiais dos cursos são desenvolvidos por um time;
  • é oferecida tutoria;
  • a empresa da universidade aberta é nacional em escopo;
  • a universidade matricula um grande número de alunos e utiliza economia de escala.
 
OS 4 ELEMENTOS CHAVE DO SUCESSO OPERACIONAL DO MODELO DAS UNIVERSIDADES ABERTAS:

  • materiais de estudo multimídia de excelente qualidade, que são planejados e elaborados por times com múltiplas habilidades, para promover o aprendizado independente e autônomo;
  • suporte individualizado fornecido aos estudantes por professores com treinamento especial no trabalho com adultos, para complementar os recursos de aprendizagem que são uniformes para todos os estudantes;
  • boa logística e administração para garantir uma elevada qualidade nos serviços aos estudantes;
  • professores ativamente envolvidos com pesquisa para manter o estímulo intelectual que os estudantes consideram benéfico e atrativo para seu aprendizado.
FONTES:
DANIEL, J.; MACKINTOSH, W. Leading ODL futures in the eternal triangle: the mega-university response to the greatest moral challenge of our age. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. (Ed.). Handbook of distance education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2003, p. 817.

SIMONSON, M. et al. Teaching and learning at a distance: foundations of distance education. 2nd ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, 2003.
http://campus.usal.es/~teoriaeducacion/rev_numero_02/n2_art_lampert.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário