Bem Vindo!

Ao Compartilhar nossas Idéias e ideais podemos ajudar a construir sonhos! Pois, os sonhos só tornam-se realidades, quando aprendemos a sonhar juntos.

EAD: COMPLEMENTO DA EDUCAÇÃO CONVENCIONAL

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: COMPLEMENTO DA EDUCAÇÃO CONVENCIONAL (ERNANI LAMPER)

A educação à distância pode servir para complementar a convencional ou vice-versa, sem o objetivo de competir ou concorrer, mas uma ser complemento da outra, preenchendo hiatos de formação ou propiciando novas leituras, modos de pensar, encarar a vida. A complementaridade beneficiará ambos os sistemas de ensino, além de possibilitar ao estudante a possibilidade de escolher. “La educación a distancia ha demostrado ser el complemento ideal de la educación presencial, ya que ha permitido llevar la educación a grandes masas, que de otra manera no hubieram podido alcanzarla” (Yee Seuret e Miranda Justiniani, 1995, p. 28). Sabe-se que a educação à distância tem acompanhado mais agilmente as mudanças do que a escola tradicional, pois incorpora as novas tecnologias ao sistema, possibilitando aos alunos uma aproximação maior com o cotidiano, ao mesmo tempo em que a aprendizagem se torna mais dinâmica e interessante. “La metodología de la educación abierta y a distancia, por el contrario, ha demostrado su potencialidad de crecimento y consolidación debido precisamente a la flexibilidad para incorporar, experimentar y evaluar nuevas formas de aprendizage del conocimiento” (Pontes Gonzáles e Barrón Soto, 1996, p. 9).
A educação à distância, que poderá atender a grandes distâncias no Brasil, é uma alternativa viável de que o governo poderá lançar mão para atenuar as gritantes diferenças regionais, propiciando à população do norte e nordeste as condições mínimas de escolaridade indispensáveis para melhor conviver com as péssimas condições de vida que são impostas. Em relação a esse assunto, Luckesi diz que “... o ensino à distância manifesta-se como uma alternativa de mediação na construção de uma sociedade culta, crítica e civilizada” (1989, p. 11). É imprescindível apostar-se na educação à distância não como única maneira de recuperar o atraso, mas como uma via capaz de rever o caos brasileiro.
Educação à distância: elitização ou alternativa de democratizar o ensino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário