A importância e a relação da Educação Digital e a Formação Humana pode estar no fato de proporcionar um salto de modernidade e humanização no estreitamento das relações entre educadores e educandos.
A capacitação na área de TIC – tecnologia de informação e comunicação pode ajudar a encontrar o caminho que valoriza o desenvolvimento integral e realização do ser humano. Caminho indispensável para a verdadeira educação.
Qual é o Cenário do Problema?A capacitação na área de TIC – tecnologia de informação e comunicação pode ajudar a encontrar o caminho que valoriza o desenvolvimento integral e realização do ser humano. Caminho indispensável para a verdadeira educação.
O progresso remeteu a humanidade a uma situação dúbia. De um lado houve avanço tecnológico, e de outro avanço da miserabilidade, doenças, violências, crime organizado, famílias desestruturadas, problemas de corrupção no país, gravidez na adolescência, consumo de drogas e álcool, etc. Neste século estamos diante de um cenário de vida e de morte, num planeta cada vez mais povoado e desigual, com problemas cada vez mais globais. A quem caberia a resolução desses problemas? Aos geógrafos? Políticos? Biólogos? Sociólogos? Filósofos? Economistas? Educadores?
Este atual cenário, um período de transição, onde impera a velocidade das informações assombrosa, se comparada com a capacidade que se tem de assimilá-las, vem exigindo dos educadores habilidades para as quais eles não foram preparados em sua formação inicial. Não se trata de mera mudança de programas, estratégicas, mas de mudança de paradigmas da educação. “(...) é essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.” (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução – Vol. 1 – p. 48).
Portanto, torna-se necessário buscar respostas promovendo a continuidade da vida em nosso planeta, construindo uma sociedade capaz de partilhar utopias, capaz de respeitar as diferenças culturais, étnicas, de idade, religião, costumes, gêneros, sistemas econômicos e políticos.
Somente a transformação da escola em um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade com o objetivo de buscar solução para os inúmeros problemas existentes neste século, o que certamente exige comprometimento, o envolvimento e a participação de todos.
O tema sobre Formação Humana na rede Municipal de Ensino mostra que é inegável a necessidade de cultivar uma educação próxima dos educandos, capaz de aguçar a criatividade, de despertar o gênio inventivo, de aperfeiçoar o temperamento e o caráter, bem como a capacidade de resistência e adaptação dos mesmos.
No contexto atual, é necessário levantar possibilidades e alternativas viáveis, articulando e colocando em ação conhecimentos, habilidades e valores, democratizando o saber para reconstruir a visão de mundo que levou-se cinco séculos para sedimentar, mas que já não mais atende às exigências do mundo atual.
A necessidade de iniciativas no desenvolvimento de projetos educacionais, torna-se cada vez mais evidente, pois somente através de bons projetos educacionais é que será possível promover as mudanças fundamentais na cultura da escola, onde educadores e educandos conseguirão incorporar novas teorias às suas crenças e vivências, transformando a aprendizagem em um processo flexível, potencializador das inteligências e dos valores humanos.
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagens com o maior grau de significado possível uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se aprende conhecer e as possibilidades de observação, reflexão e informação (...)” (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução – Vol. 1 –p.53).
Excelente artigo!
ResponderExcluirO desafio de promover educação é em verdade a maior ousadia possível no tocante a esta tarefa: Possibilitar o acesso ao conhecimento utilizando-se de todos os meios possíveis para que se tenha sucesso nesta empreitada.
Adequar-se ao momento, as ferramentas que contyamos para isso, adequar-se ao interesse do proprio educando é uma receita infalível para termos sucesso.
Priscila
Obrigado Cill!
ResponderExcluirRealmente nunca podemos esquecer desta adequação ao interesse do próprio educando! Pois, o maior questionamento que recebemos sobre a qualidade da educação é o fato de não sermos capazes de motivar ou persuadir tais alunos, diante das mudanças proporcionadas e exigida na construção de uma boa educação, especialmente nos novos tempos de tecnologias de comunicação e informação.